Número de trabalhadores por conta própria chega a 29,8 milhões, e formalização avança em 2024
Cerca de 33,6% possui registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), um avanço em relação ao ano de 2024 que registrou 33%
O IBGE divulgou nesta quarta-feira, 19, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) em que no ano de 2024, o número de empregadores e trabalhadores que trabalham por conta própria aumentou em 1,8% chegando a 29,8 milhões de pessoas. Entre eles, cerca de 33,6% possui registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), um avanço em relação ao ano de 2024 que registrou 33%. O número só fica atrás dos resultados de 2022 que chegaram a 34,1%.
O setor de serviços reunia a maior fatia desses trabalhadores, com 44,5% do total, enquanto o comércio respondia por 21,5%. Foram justamente nessas duas áreas que a formalização via CNPJ apareceu com mais frequência: 47,2% entre os que atuavam no comércio e 38,2% entre os que trabalhavam em serviços. Já a indústria, embora representasse apenas 8,4% desse grupo, registrava a terceira maior proporção de formalizados, alcançando 32,4%.
A escolaridade também influenciou muito no registro. Cerca de 28,7% dos trabalhadores por contra própria tinham baixa instrução, proporção que caía 15% entre os que possuem CNPJ. A taxa de formalização aumentava conforme o nível de estudo e para quem tinha o ensino superior completo chegava a atingir 48,4%. Em relação aos empregadores, mesmo os com menor escolaridade possuíam formalização de 51,9%, mais que contabilizada entre trabalhadores por conta própria que tem diploma de curso superior.
A reação de Michelle após prisão de Bolsonaro em Brasília
Ator e produtor se casam rodeados de famosos; confira fotos
As novas proibições da Anvisa para canetas antiobesidade importadas
Bolsonaro tentou violar tornozeleira eletrônica e fugir, diz Moraes na decisão
A falta que faz o Ensino Superior aos maiores influenciadores do Brasil







