Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo edital do TAV irá a consulta pública em janeiro

Por Silvana Mautone

São Paulo – O novo edital do Trem de Alta Velocidade (TAV) será divulgado para audiência pública no dia 2 de janeiro de 2012. A expectativa é de que, no final de fevereiro, seja divulgada a versão final do edital e, entre agosto e setembro do próximo ano, realizado o leilão da primeira fase do projeto, que selecionará o grupo que definirá a tecnologia a ser utilizada no projeto.

As afirmações foram feitas hoje, em São Paulo, pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo. “Nas duas últimas semanas de janeiro faremos reuniões presenciais para discutir a minuta do edital em todas as cidades por onde o TAV vai passar: Campinas, Guarulhos, São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda, Barra Mansa e Rio”, disse.

Questionado sobre se há garantias de que o leilão do TAV de fato será realizado no próximo ano, Figueiredo respondeu que “a garantia que o governo dá é que o projeto vai em frente”. “Não acredito que teremos frustração. Tivemos uma longa conversa com todos os investidores e todos concordam com a modelagem que estamos adotando agora. As dificuldades que eles tinham estarão contempladas no novo edital”, afirmou o diretor da ANTT.

Após dois adiamentos, o governo chegou a realizar, em julho, um leilão para a concessão do TAV, mas a iniciativa fracassou, já que nenhuma empresa apresentou proposta. O governo anunciou então que adotará um novo modelo de licitação, em duas etapas: uma para selecionar a tecnologia a ser usada e quem cuidará da operação do trem e outra para escolher o responsável pela construção da ferrovia que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

A estimativa inicial era de que a minuta do edital da primeira fase fosse divulgada em agosto deste ano. Com o novo cronograma, a previsão agora é de que a segunda fase do leilão seja realizada no segundo trimestre de 2013, um ano após o leilão da primeira fase, e que o TAV comece a operar em 2018. Bernardo Figueiredo participou hoje, em São Paulo, de evento promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre).