Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Netflix ironiza usuários e reacende discussão sobre privacidade

"Às 53 pessoas que assistiram a 'O Príncipe de Natal' todos os dias nos últimos 18 dias: quem machucou vocês?", diz mensagem publicada no Twitter da empresa

Por Da redação
Atualizado em 15 dez 2017, 15h27 - Publicado em 15 dez 2017, 14h00

A Netflix recebeu críticas no Twitter depois de zombar de internautas que assistiram por 18 dias seguidos a um filme que ela mesma produziu, O Príncipe de Natal.

A produção é um romance que conta a história de uma jornalista enviada a trabalho para cobrir a história de um príncipe prestes a se tornar rei. O filme tem duração de 1 hora e 32 minutos — 98% dos assinantes da Netflix classificaram o conteúdo como relevante.

Na mensagem publicada na rede social, a empresa questiona: “Às 53 pessoas que assistiram a O Príncipe de Natal todos os dias nos últimos 18 dias: quem machucou vocês?”.

O post, que começou em tom de brincadeira, marca registrada da Netflix ao interagir com os usuários, acabou levantando um debate sobre dados aos quais a empresa têm acesso e falta de privacidade.

Continua após a publicidade

“Um tuíte oficial demonstra que a empresa usará dados para ridicularizar usuários; a Netflix não respeita sua base de consumidores e suas preocupações em torno do uso equivocado de dados pessoais”.

Em meio as críticas, a Netflix chegou a ironizar “Sim, minha agenda do mal está finalmente funcionando”.

Continua após a publicidade

“Por que você está expondo as pessoas desse jeito, Netflix?”, questionou a escritora Amanda Bell.

Foi o tuíte de Amanda que acabou repercutindo entre os usuários do Reedit, site dedicado a fóruns sobre assuntos variados. Com a discussão, um dos internautas resolveu compartilhar sua experiência com a Netflix.

“Eu estava em uma crise de depressão, sem trabalhar e de férias da faculdade. Acabei não fazendo nada além de assistir à Netflix e terminei de assistir à série The Office em um período de cinco a dez dias”, escreveu.

A série conta com um total de nove temporadas, com episódios que duram, em média, trinta minutos.

Continua após a publicidade

“Então eu recebi um e-mail da Netflix perguntando se estava tudo bem porque meus hábitos de consumo haviam mudado — eu estava com a minha conta logada por mais de uma semana sem parar e eles queriam checar se estava tudo bem já que minhas visualizações passaram a ser bem mais frequentes”, continuou.

“Honestamente, mesmo sendo um e-mail padrão de um estranho no serviço ao usuário da Netflix, isso me fez sentir melhor, porque pelo menos uma pessoa estava se importando comigo.”

O usuário ainda explicou que o fato aconteceu há três anos e meio e que ainda sofre de depressão, mas que está bem melhor.

Procurada, a Netflix Brasil informou que a privacidade dos hábitos de visualização dos assinantes é importante para a empresa. “A informação representa tendências gerais de visualização e não informações pessoais de indivíduos específicos e identificados.”

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.