Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Brasil e México acertam cota de exportação de carros por 3 anos

CIDADE DO MÉXICO, 15 Mar (Reuters) – Brasil e México fecharam nesta quinta-feira acordo sobre a revisão do acordo automotivo entre os dois países, estabelecendo cotas de exportação de veículos por três anos. Depois disso, os dos países devem retornar ao regime de livre comércio. O secretário da Economia mexicano, Bruno Ferrari, disse que o país concordou em reduzir as exportações ao Brasil para uma média de cerca de 1,55 bilhão de dólares nos próximos três anos.

Chevron quer suspender produção após novo vazamento

RIO DE JANEIRO, 15 Mar (Reuters) – Um novo vazamento de petróleo no campo de Frade, na bacia de Campos, levou a Chevron a pedir autorização à Agência Nacional do Petróleo (ANP) para suspender toda sua produção na área, numa decisão que paralisará as atividades da empresa como operadora no Brasil se o órgão regulador aprovar. A companhia informou nesta quinta-feira que um pequeno volume de óleo aflorou de fissuras do fundo do oceano a 3 quilômetros da região onde ocorreu o primeiro vazamento.

Brasil e México acertam cota de exportação de carros por 3 anos

CIDADE DO MÉXICO, 15 Mar (Reuters) – Brasil e México fecharam nesta quinta-feira acordo sobre a revisão do acordo automotivo entre os dois países, estabelecendo cotas de exportação de veículos por três anos. Depois disso, os dos países devem retornar ao regime de livre comércio. Autoridades das duas principais economias da América Latina acertaram que o México poderá exportar 1,45 bilhão de dólares em veículos ao Brasil no primeiro ano, 1,56 bilhão de dólares no segundo ano e 1,64 bilhão de dólares no terceiro ano.

Chevron é autuada por falta de medidas para evitar vazamento-ANP

RIO DE JANEIRO, 15 Mar (Reuters) – A Chevron foi autuada novamente por não ter atendido notificação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para apresentar medidas necessárias que evitassem novas exsudações (vazamento por fissuras no fundo do oceano) na área onde vazou petróleo do Campo de Frade, em novembro do ano passado, informou nesta quinta-feira o órgão regulador brasileiro. (Reportagem de Sabrina Lorenzi)

Ibovespa descola de NY e cai 0,74%, após ata da Copom

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – A Bovespa encerrou esta quinta-feira em baixa, movimento puxado pelos setores de bancos e imobiliário, após a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) esfriar os ânimos de investidores sobre a intensidade dos próximos cortes de juros. O Ibovespa caiu 0,74 por cento, a 67.749 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 7,12 bilhões de reais.

Demanda doméstica da Gol cai 2,3% em fevereiro

RIO DE JANEIRO, 15 Mar (Reuters) – O tráfego aéreo da Gol teve queda de 2,3 por cento no mercado doméstico em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a empresa nesta quinta-feira. O motivo principal foi o aumento das tarifas (yield, valor médio pago por passageiro por quilômetro) em 9 por cento, disse a segunda maior companhia aérea do país em participação de mercado.

Geithner defende combinação aumento de imposto e corte de gastos

NOVA YORK, 15 Mar (Reuters) – O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, disse nesta quinta-geira que não existe uma “alternativa” a combinar aumento de impostos e cortes de gastos para que os Estados Unidos alcancem sustentabilidade fiscal. Ao responder questões após discurso no Economic Club de New York, também afirmou que os riscos à recuperação econômica diminuíram no mundo, destacando que houve progressos realizados sobre a crise da dívida na zona do euro.

Moagem de cana 12/13 do centro-sul crescerá 5%, prevê Datagro

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – A moagem de cana em 2012/13 do centro-sul do Brasil foi estimada em 518,3 milhões de toneladas, apresentando recuperação de 5,1 por cento após a quebra da safra anterior, disse o presidente da Datagro nesta quinta-feira. Segundo Plinio Nastari, as condições climáticas secas durante 2011 atingiram o plantio, o que afetará negativamente a nova safra. Além disso, ele ressaltou que as chuvas no início de 2012 “não têm sido muito animadoras” para a nova temporada.

Lucro da Cteep no 4o tri fica em R$164 milhões

RIO DE JANEIRO, 15 Mar (Reuters) – A empresa de transmissão de energia Cteep registrou lucro líquido de 164 milhões de reais no quarto trimestre de 2011, 3,8 por cento abaixo do apurado no mesmo período de 2010 e também abaixo das expectativas do mercado. Cinco analistas consultados pela Reuters estimavam, em média, lucro líquido de 194,4 milhões de reais.

Geithner: economia dos EUA está melhorando, ainda requer ajuda

WASHINGTON, 15 Mar (Reuters) – A economia dos Estados Unidos mostra sinais encorajadores de uma expansão inicial, mas ainda enfrenta duros desafios que pedem medidas para a criação de empregos para ajudar a restaurar a sustentabilidade fiscal, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, nesta quinta-feira. Em discurso preparado para ser feito ao Economic Club de Nova York, Geithner disse que a economia está mais produtiva agora do que estava antes da crise de entre 2007 e 2009, mas que a confiança segue frágil.