Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Negócios Summary

Por Da Redação 22 mar 2012, 16h11

Mantega: manteremos intervenção no câmbio e queda de juros

BRASÍLIA, 22 Mar (Reuters) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que o governo continuará fazendo políticas de intervenção no câmbio e tomará medidas para reduzir os custos financeiros, além de manter a política de redução de juros. O ministro ainda afirmou que um dos maiores desafios é o câmbio, pois coloca os produtos brasileiros em condição de inferioridade no mercado. Mantega considera que o país tem mercado consumidor, mas vem perdendo terreno para os produtos importados.

Petróleo que vazou em março é diferente do de novembro, diz ANP

BRASÍLIA, 22 Mar (Reuters) – A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta quinta-feira que o petróleo que vazou em março é diferente do vazamento de novembro, disse um assessor da diretoria da ANP em audiência no Senado, confirmando informação da Chevron, revelada na véspera. O petróleo que aflorou da rachadura encontrada este mês a 3 km do vazamento de novembro da Chevron é muito “mais pesado” e possui características químicas diferentes da do derramamento anterior, informou a Chevron na quarta-feira.

Dívida mobiliária federal interna sobe 2,08%–Tesouro

BRASÍLIA, 22 Mar (Reuters) – A dívida pública mobiliária federal interna subiu 2,08 por cento em fevereiro frente a janeiro, atingindo 1,760 trilhão de reais, informou o Tesouro Nacional nesta quinta-feira. No mês passado, o governo fez uma emissão líquida no valor de 19,06 bilhões de reais e a apropriação de juros foi de 16,81 bilhões de reais.

Consumidor adotará cautela com gastos em 2012–pesquisa

SÃO PAULO, 22 Mar (Reuters) – O consumidor brasileiro deve adotar uma postura mais cautelosa este ano, em relação a 2011, apesar do cenário de aumento de renda e desemprego em baixa recorde, mostrou pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Cetelem BGN, braço financeiro do grupo francês BNP Paribas. “A população não parou de gastar, mas está gastando com mais cuidado”, disse a jornalistas o vice-presidente da Cetelem, Miltonleise Carreiro Filho. “Este ano não devemos ter o mesmo nível de gasto de 2011, mas não será uma redução drástica”.

Coreia, Taiwan e África do Sul cortam importações de petróleo do Irã

SEUL, 22 Mar (Reuters) – A Coreia do Sul reduziu suas importações de petróleo iraniano nos dois primeiros meses de 2012, juntando-se à Taiwan e à África do Sul em um grupo crescente de compradores se curvando à pressão internacional sobre a república Islâmica. Um quarteto de China, Índia, Japão e Coreia do Sul são os quatro maiores compradores de petróleo iraniano na Ásia e fizeram cortes nas importações ou se comprometeram a fazê-lo. O Irã vende a maior parte de seus 2,6 milhões de barris por dia (bpd) de exportações à Ásia.

Continua após a publicidade

Petróleo nos EUA cai com preocupações sobre economia mundial

NOVA YORK, 22 Mar (Reuters) – Os futuros de petróleo nos Estados Unidos fecharam quase 2 por cento mais baixos nesta quinta-feira, com dados fracos da indústria na China e na zona do euro que levantaram preocupações de que uma desaceleração do crescimento global poderia reduzir a demanda por petróleo. O contrato para maio encerrou em 105,35 dólares o barril, queda 1,92 dólar, ou 1,79 por cento. O maio foi negociado entre 104,50 dólares e 107,12 dólares.

Ações europeias caem após dados de China e zona do euro

LONDRES, 22 Mar (Reuters) – As bolsas europeias registraram nesta quinta-feira a mais longa série de perdas em quatro meses, arrastadas por papéis de mineradoras após a divulgação de dados fracos do índice gerencial de compra (PMI, na sigla em inglês) da China e da zona do euro. O índice FTSEurofirst, que reúne as principais ações europeias, encerrou o dia com queda de 1,12 por cento, a 1.079,26 pontos.

IPCA-15 desacelera em março com educação–IBGE

RIO DE JANEIRO, 22 Mar (Reuters) – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) -considerado uma prévia da ganho de 0,38 por cento em março, segundo a mediana das previsões de 17 analistas, cujas estimativas variaram entre alta inflação oficial- subiu 0,25 por cento em março, mostrando uma forte desaceleração ante a alta de 0,53 por cento registrada em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. O resultado deste mês é o melhor para março desde 2009 -auge da crise internacional, quando teve alta de 0,11 por cento- e veio bem abaixo das expectativas do mercado. Economistas consultados pela Reuters previam de 0,32 por cento e de 0,43 por cento.

JBS prevê investir R$1bi no ano, leve baixa ante 2011

SÃO PAULO, 22 Mar (Reuters) – Os investimentos do grupo JBS, maior produtor de carne bovina do mundo, deverão ficar entre 900 milhões e 1 bilhão de reais em 2012, ligeiramente abaixo dos gastos de 2011. Os dispêndios em bens, indústria e equipamentos do JBS atingiram 1,17 bilhão de reais no ano passado, montante inferior aos 1,4 bilhão de reais que a companhia havia inicialmente previsto investir em 2011.

Wilmar vê excedente mundial de açúcar até 2013/14

CINGAPURA, 22 Mar (Reuters) – O superávit do mercado mundial de açúcar deverá continuar pelo menos até 2013/14, avaliou a trading de commodities agrícolas Wilmar International, nesta quinta-feira, sinalizando uma provável queda dos preços. “Se entramos neste tipo de ciclo de grande excedente, o preço de mercado de açúcar terá que chegar a um ponto onde a produção será reduzida”, disse o diretor-geral da Wilmar, Jean-Luc Bohbot, em entrevista à Reuters.

Continua após a publicidade

Publicidade