Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

NBA atinge arrecadação recorde com patrocínios

Valores ultrapassam as cifras de 1,6 bilhão de dólares

Por Pedro Gil Atualizado em 20 out 2023, 10h28 - Publicado em 20 out 2023, 09h00

A NBA, a principal liga de basquete do mundo e uma das mais rentáveis entre os negócios esportivos, registrou arrecadação recorde com patrocínios na casa de 1,66 bilhão de dólares em 2023. Os números foram divulgados pela IEG Research e incluem taxas de direitos de patrocínio da liga, dos times e das arenas. O que turbinou esses valores foram as novas parcerias formadas com a Hisense, empresa chinesa de eletrônicos, e Sorare, do ramo de fantasy sports, além dos acordos de camisa do San Antonio Spurs com a Self Financial, e do Chicago Bulls com a Motorola. Outra diferença significativa se deu com o dinheiro vindo da pré-temporada disputada em Abu Dhabi, que girou em torno de 22 milhões de dólares. “A expansão global da NBA e o crescente interesse pelo melhor basquete do mundo e suas histórias em todos os continentes fazem com que a propriedade seja valorizada e disputada”, diz Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Apesar do crescimento de 1,3% no faturamento em relação à temporada passada — o maior da história –, nesta última temporada a NBA não aumentou o número total de patrocinadores oficiais. “A arrecadação recorde da NBA não é apenas uma história de números, é uma narrativa sobre como as marcas e empresas estão cada vez mais entrelaçadas na experiência do esporte, enriquecendo a relação entre torcedores e times e impulsionando a inovação em todo o setor”, diz Fernando Patara, cofundador e diretor de Inovação do Arena Hub, centro de inovação e fomento ao empreendedorismo esportivo.

De acordo com o IEG Research, as marcas mais ativas e com negócios dentro da competição foram Socios.com, Toyota, Verizon e Coca-Cola. “A NBA é uma das ligas mais inovadoras do mundo, que se preocupa em oferecer um grande espetáculo da primeira à última rodada, seja através das experiências oferecidas nas quadras ou nas transmissões mundo afora”, diz Renê Salviano, diretor da Heatmap, empresa de marketing esportivo.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.