É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mudanças no estatuto da Petrobras são “absurdas”, diz conselheiro

Marcelo Mesquita, representante dos acionistas minoritários, foi um dos quatro conselheiros a votarem contra as mudanças propostas pelo governo

Por Felipe Mendes 24 out 2023, 17h29

Voz distoante dentro do conselho de administração da Petrobras, Marcelo Mesquita classificou as mudanças aprovadas pelo conselho na última segunda-feira, 23, como “absurdas”. O principal ponto da proposta é o fim da vedação de indicações de executivos à empresa com base na Lei das Estatais, o que abre as portas para indicações políticas na petroleira controlada pelo governo federal.

Mesquita, que representa os interesses dos acionistas minoritários na empresa, classificou a volta de políticos à empresa como um “retrocesso”. “As mudanças propostas são absurdas”, afirmou ele. “O país é pobre. Precisa aproveitar os dividendos gerados pela empresa para colocar em saúde e educação. Permitir a volta de políticos é um retrocesso”, disse em entrevista a VEJA.

Todos os quatro conselheiros privados votaram contra as mudanças no estatuto, mas não puderam evitar a ânsia do governo. A notícia foi mal recebida pelo mercado, que derrubou as ações da empresa em mais de 6%, tanto as ordinárias quanto as preferências, na segunda-feira. A Petrobras se recupera parcialmente no pregão desta terça-feira, 24, com alta acima de 1%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.