Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mudança na Petrobras se restringe à presidência, diz Lobão

BRASÍLIA, 27 Jan (Reuters) – As mudanças no comando da Petrobras ficarão restritas à nomeação de Maria das Graças Foster à presidência da estatal, disse nesta sexta-feira o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Ela assumirá o cargo substituindo José Sergio Gabrielli.

“A rigor, não muda nada a não ser a presidente”, disse Lobão a jornalistas.

Lobão afirmou que outras mudanças só serão realizadas diante de motivos pessoais eventualmente apresentados pelos diretores.

“Não haverá mudanças, exceto se algum diretor desejar e, assim, ele vai pedir para sair e será, claro, substituído”, disse, sem confirmar novos afastamentos.

Mas o diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, é um dos que pode sair sob o novo comando, segundo três fontes disseram à Reuters.

Já o nome que deverá substituir Graça Foster, a atual diretora de Gás e Energia, deverá ser apresentado ao Conselho de Administração da estatal na reunião de 9 de fevereiro, quando uma decisão deve ser tomada.

Sobre a criação de uma nova diretoria coorporativa, Lobão disse que a questão está “sendo examinada e pode ocorrer”.

“Há muito tempo que o dr. Gabrielli reivindica essa solução. É uma necessidade que não é de hoje… É perfeitamente provável que seja criada.”

O nome do ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra é o mais cotado para assumir esta diretoria, segundo fontes disseram à Reuters.

(Reportagem de Hugo Bachega)