Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Moody’s poderá mudar perspectiva de rating dos EUA

A agência divulgou que vai nota do país poderá ganhar perspectiva estável - mas não descarta a possibilidade de rebaixamento, caso o compromisso com a redução do endividamento não se cumpra

A agência de classificação de risco Moody’s Investors Service disse que poderá elevar a perspectiva do rating de crédito soberano dos EUA – mas não descartou a possibilidade de também rebaixá-lo caso o governo americano não cumpra os compromissos de redução de déficit. “A perspectiva do rating provavelmente será restaurada para ‘estável’, ou o rating poderá ser rebaixado, ao longo deste ano”, disse Steven Hess, o principal analista de crédito soberano da agência para o país.

Atualmente, a Moody’s atribui aos EUA o rating Aaa, com perspectiva negativa – justamente devido à incapacidade do Congresso americano em encontrar uma saída em conjunto para reduzir o déficit. A Standard & Poor’s, contudo, acredita que o país tem feito avanços consideráveis neste tema. Por isso revisou, na manhã desta segunda, a perspectiva do rating dos EUA de “negativa” para “estável”, citando uma maior disposição dos membros do Congresso para chegar a um compromisso sobre questões como o limite da dívida.

Leia ainda: S&P eleva perspectiva da nota de crédito dos EUA para estável

Standard & Poor’s rebaixa perspectiva de rating do Brasil

(com Estadão Conteúdo)