Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Moody’s deve anunciar decisão sobre nota da Itália em outubro

A agência classificadora de risco Moody’s disse nesta sexta-feira que continua avaliando a possibilidade de rebaixar a nota da dívida soberana da Itália, atualmente em “Aa2”, e previu o anúncio da decisão para o mês que vem.

Há alguns meses, a agência anunciou que a nota estava em revisão para possível rebaixamento, mas desde então não voltou a se pronunciar.

“A Moody’s tentará concluir a revisão durante o próximo mês”, disse a empresa em comunicado, três meses depois de anunciar o início da revisão da nota italiana.

A nota da Itália – terceira maior economia da União Europeia – está a dois degraus da nota triple A da Moody’s, a mais alta atribuída por essa agência.

A Moody’s colocou a dívida italiana sob revisão para um possível rebaixamento em 17 de junho, mencionando a fragilidade estrutural de sua macroeconomia, o desafio de diminuir sua dívida soberana e as difíceis condições de financiamento enfrentadas pelas nações europeias fortemente endividadas.

A agência de classificação de risco afirmou que sua decisão deve-se “ao ambiente econômico e financeiro cada vez mais desafiante” e aos diversos acontecimentos políticos na Zona Euro.

As notas de curto prazo da Itália continuam no nível mais alto.