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Ministro vê Brasil como maior consumidor de café em breve

Por Da Redação
24 jan 2012, 14h58

Por David Brough

LONDRES, 24 Jan (Reuters) – O Brasil está no caminho para se tornar o maior consumidor de café do mundo em alguns anos, devido à combinação de um aumento da produção, campanhas de marketing e melhora da renda, disse o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, nesta terça-feira.

“O Brasil é o segundo maior consumidor de café, e em alguns anos deve ser o número um”, disse Ribeiro Filho em coletiva de imprensa, durante visita à Organização Internacional do Café.

“Eu espero que a produção de café cresça de maneira sustentável e crie empregos, respeitando a regulamentação social e de meio ambiente”, acrescentou ele.

“As estratégias de marketing do café por atores do setor privado estão em andamento, e os aumentos de renda vão tornar o café cada vez mais disponível para os consumidores no Brasil.”

Os brasileiros beberam mais café no ano passado, ocupando o segundo lugar no ranking, perdendo apenas para os Estados Unidos.

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O país da América do Sul consumiu 19,7 milhões de sacas de 60 kg de café em 2010/11, alta de 3,1 por cento, disse nesta terça-feira a Abic, associação que reúne a indústria.

O consumo durante novembro-outubro ficou abaixo do crescimento de 5 por cento projetado pela Abic mais cedo no ano, enquanto a oferta global para o arábica estava baixas e os preços em alta.

O consumo em 2012 deve subir 3,5 por cento, para 20,4 milhões de sacas, levemente acima das projeções de economistas para o crescimento da maior economia da América Latina.

O consumo per capita do café torrado no Brasil atingiu um recorde de 4,88 kg, ante 4,81 kg no ano anterior, disse a Abic. Mas o volume está abaixo dos cerca de 13kg consumidos pelos países nórdicos.

O Brasil não possui planos imediatos para estocar café para sustentar os preços, disse João Carlos Bona Garcia, diretor financeiro da agência de abastecimento Conab.

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“Não há planos imediatos, mas se necessário pode ser feito”, disse.

Ribeiro Filho pediu que Roberio Oliveira Silva, novo diretor-executivo da OIC, com base em Londres, dedique sua energia para promover o consumo de café pelo mundo.

“Eu quero que o café seja conhecido como nosso jogador Pelé”, disse o ministro.

(Reportagem de David Brough; reportagem adicional de Roberto Samora)

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