Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

México aprova acordo de livre comércio com o Peru

Por Renato Martins

Cidade do México – O Senado mexicano ratificou, com 55 votos a favor e 47 contra, o acordo de livre comércio entre o país e o Peru. Em Genebra, onde participa das reuniões da Organização Mundial do Comércio (OMC), o ministro da Economia do México, Bruno Ferrari, comemorou a decisão e disse que seu país tem muito mais a ganhar com o acordo do que poderia perder.

O presidente da Associação da Indústria Automotiva do México, Eduardo Solís, comentou que o acordo é positivo para toda a indústria mexicana, mas particularmente para o setor automotivo, já que ele passará a ter o mesmo acesso preferencial que os EUA ao mercado peruano. “Sem dúvida, é uma boa notícia para nós”, acrescentou.

Segundo Solís, as vendas de veículos mexicanos no Peru cresceu 34% nos primeiros 11 meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010, para 8.345 unidades. À medida que o Peru reduza sua tarifa de importação de veículos mexicanos dos atuais 11% para zero, ao longo dos próximos anos, a expectativa é de que as exportações mexicanas de veículos para o Peru alcance os 30 mil anuais dentro de cinco anos.

O acordo amplia o número de produtos mexicanos com acesso ao mercado peruano de cerca de 800 para mais de 2 mil. As informações são da Dow Jones.