Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Merkel não precisará da oposição para ampliar resgate

Por Da Redação 25 set 2011, 17h43

Por AE

Berlim – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, está confiante de que não terá de confiar na oposição para aprovar no parlamento europeu a emenda que expande tanto o alcance quanto o volume do fundo de resgate da Europa para ajudar a Grécia a outros países em dificuldades na zona do euro. O projeto implantaria a decisão tomada pelos líderes europeus em 21 de julho. “Eu gostaria de ter minha própria maioria e vou ter isso. Vou fazer campanha por isso nesta semana”, disse Merkel, em um programa de televisão na Alemanha. A chanceler reiterou comentários que já havia feito na semana passada.

Embora seja certo que a legislação vá ser aprovada – a oposição prometeu votar a favor -, Merkel enfrenta a humilhação de ter de confiar em seus adversários, em meio à revolta de membros de sua própria coalizão de centro-direita. A votação deve ser acompanhada de perto pelos mercados financeiros.

Merkel também descartou a crescente especulação de que a Grécia terá de deixar a zona do euro e desqualificou comentários de que a Alemanha poderia trazer de volta o marco e sair do bloco. “Isso eu posso descartar”, garantiu. “Não seremos capazes de exportar nada de nossos excelentes bens para exportação.” A Alemanha é o segundo maior exportador de produtos, depois da China. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade
Publicidade