Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Merkel comemora o melhor balanço desde a Reunificação alemã

Depois de ser escolhida para liderar seu partido pelo sétimo mandato, Merkel lançou candidatura para reeleição como primeira-ministra

Por Da Redação 4 dez 2012, 10h29

A chanceler alemã Angela Merkel comemorou nesta terça-feira o desempenho de seu governo, que, segundo ela, é o melhor da Alemanha desde a Reunificação, em 1990. “O governo é o melhor governo federal desde a Reunificação”, repetiu Merkel várias vezes durante o congresso de seu partido, a União Cristã-Democrata (CDU).

A presidente da CDU foi reeleita para o sétimo mandato à frente do partido nesta terça-feira e, sem seguida, lançou sua campanha pela reeleição como chanceler (primeira-ministra) da Alemanha. Merkel foi escolhida com uma votação recorde de 97,9% entre delegados do partido, num forte sinal da unidade partidária que ela precisará para ganhar na votação nacional, que acontecerá em 2013.

“Aqueles que me conhecem sabem que fico emocionada com isso”, disse Merkel aos delegados do CDU durante o congresso do partido, em Hanover, depois que o resultado foi divulgado. “Quero agradecer pela confiança.” Com índices de aprovação nacional perto de 70%, a chanceler, de 58 anos, adotou um tom triunfante em seu discurso no congresso, repetindo que o governo dela é o “mais bem-sucedido” desde a reunificação alemã em 1990.

“Enquanto outros países da Europa estão em recessão, nós somos o motor do crescimento na Europa”, afirmou. “Tudo isso não caiu do céu e devemos ficar orgulhosos”, acrescentou.

Leia também:

Desemprego na Alemanha sobe pelo 8º mês consecutivo

Alemanha mantém baixo crescimento no 3º trimestre

Europa enfrenta pior crise desde a Segunda Guerra, diz Angela Merkel

(com Reuters e Agence France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade