ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Mercado vê crescimento maior do PIB em 2024

Analistas consultados pelo Boletim Focus revisaram a estimativa de crescimento da economia 1,52% para 1,57%

Por Larissa Quintino Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 Maio 2024, 16h32 - Publicado em 8 jan 2024, 08h47

Analistas de mercado consultados pelo Banco Central elevaram a projeção de crescimento da economia brasileira para este ano. Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 8, pelo BC, o Produto Interno Bruto deve variar 1,59% neste ano. Na semana passada, a previsão era de 1,52%.

Mesmo com a revisão, os dados do Focus indicam uma desaceleração do crescimento em relação a 2023, quando o crescimento ficou na casa dos 3%. No entanto, o cenário que o mercado pinta para este ano é melhor do que se iniciou o ano passado. Em janeiro de 2023, a aposta era bem menor, de 0,8%.

A desaceleração da economia projetada para 2024 vem desde o segundo semestre do ano passado e é com esse ritmo que o ano se inicia. O PIB do 3º trimestre teve variação tímida, de 0,1%, com agro em queda e os serviços estagnados. Os resultados fechados de 2023 serão divulgados em março pelo IBGE.

Inflação e juros

Os analistas consultados pelo Banco Central mantiveram em 3,90% a projeção para a inflação para este ano. O percentual está acima do centro da meta, de 3% para este ano. A projeção, no entanto, está dentro do teto da meta, que é de 4,5% para 2024. O relatório desta semana aponta uma ligeira revisão para cima nos resultados de 2023, que serão divulgados na quinta-feira, dia 11, pelo IBGE. Segundo o Focus, a inflação terminou 2023 em 4,47%, 0,01 ponto acima do estimado na semana passada. Apesar da alta, a inflação deve oficializar o ano dentro da meta, algo que não acontecia desde 2020.

Sobre os juros, o mercado manteve a projeção de 9% ao ano ao fim de 2024.  O Comitê de Política Monetária volta a se reunir na última semana de janeiro, e há um indicativo da manutenção no ritmo de cortes, de 0,5 ponto. Atualmente, a taxa Selic está em 11,75%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.