Mercado mantém projeção de inflação acima do teto da meta em 2025
Boletim Focus divulgou também as expectativas de crescimento da economia brasileira, de como ficará a taxa de juros e a cotação do dólar
A decisão de manutenção dos juros no Brasil em 15% ao ano pouco alterou a projeções do mercado financeiro para os principais indicadores da economia brasileira. Segundo a pesquisa Focus – que semanalmente é publicada pelo Banco Central e traz a mediana das expectativas dos analistas e economistas do mercado financeiro – a inflação deve encerrar o ano acima do limite de tolerância definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta é 3%, com teto de 4,5% ao ano. A projeção para o IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, foi mantida em 4,55% para 2025, 4,20% para 2026 e 3,80% em 2027.
Também foi mantida a previsão de crescimento da economia brasileira para este e o próximo ano. Para 2025, a projeção do mercado indica expansão de 2,16% no Produto Interno Bruto (PIB). No ano que vem, o mercado estima que o crescimento desacelere para 1,76%. Em 2027, a previsão é de alta foi ajustada de 19,90% para 1,88%.
Para o câmbio também não houve alteração. A indicação é que dólar encerre o ano cotado a R$ 5,41. Para o ano que vem e 2027, a projeção de câmbio foi mantida R$ 5,50.
A estimativa da taxa Selic, a taxa básica de juros no Brasil, continua sendo de 15%, indicando que o mercado espera que a queda de juros comece apenas no ano que vem. Nesta terça-feira, 11, o Comitê de Política Monetária (Copom) vai divulgar a ata da reunião da semana passada e deve dar mais indicações sobre quando há previsão de arrefecimento da política monetária restritiva.
O comunicado divulgado na quarta-feira foi considerado mais duro e deslocou as expectativas de queda da Selic para depois de março de 2026. O mercado projeta que a Selic feche 2026 em 12,5% e em 10,5%, em 2027.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







