Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lucro trimestral da Vale cai 25%, para R$7,89 bi

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, lucrou 7,89 bilhões de reais no terceiro trimestre, uma queda de 25 por cento em relação ao resultado registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo a mineradora, a principal causa da forte queda do lucro foi a valorização do dólar frente ao real, que turbinou a sua dívida atrelada à moeda norte-americana.

“Como consequência da forte depreciação do real em relação ao dólar americano, a variação monetária e cambial líquida causou um impacto negativo em nosso lucro líquido de 4,071 bilhões de reais no 3T11, contra um efeito positivo de 848 milhões de reais no trimestre anterior”, assinalou a Vale em seu balanço financeiro divulgado nesta quarta-feira.

A cotação do dólar americano subiu de 1,561 reais em 30 de junho para 1,854 reais em 30 de setembro, destacou a empresa.

Por outro lado, a mineradora apresentou geração de caixa recorde, bem como sua melhor receita operacional líquida da história.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que mede a capacidade de gerar caixa, foi de 16,11 bilhões de reais no período, valor 1,2 por cento superior ao resultado do terceiro trimestre do ano passado.

Com aumento nas vendas de minério, a receita operacional líquida da Vale somou 28,6 bilhões de reais no terceiro trimestre e cresceu 8,5 por cento em comparação com igual período de 2010.

Já os preços de venda contribuíram para uma redução de 198 milhões de reais na receita, informou a mineradora.

O resultado da Vale no trimestre ainda não reflete a brusca queda nos preços do minério de ferro nas últimas semanas. Mas a desvalorização de outros produtos vendidos pela empresa, entre eles os metais, foi suficiente para provocar perdas na receita a partir da nova realidade dos mercados.

“A queda nos preços de metais base, influenciados por expectativas macroeconômicas negativas, diminuiu as receitas em 691 milhões de reais, sendo parcialmente compensada por maiores preços de minério de ferro, de 481 milhões de reais”, afirmou a mineradora.

Nas últimas semanas, o minério de ferro teve queda brusca nos preços, provocada principalmente pela perspectiva de desaceleração da economia chinesa e do aumento dos estoques. Preços do minério no mercado à vista recuaram cerca de 20 por cento apenas em outubro.

O lucro da companhia em dólares, de 4,94 bilhões, ficou abaixo das previsões de analistas de mercado. Pesquisa da Reuters junto a nove analistas havia indicado um lucro líquido de 6,49 bilhões de dólares.

(Reportagem de Sabrina Lorenzi)