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Lucro da Ambev cai 2,3% com desempenho fraco no Brasil

Lucro líquido ajustado ficou em R$ 2,89 bilhões no primeiro trimestre deste ano, também pressionado por uma maior despesa financeira

A gigante de bebidas Ambev teve lucro líquido de 2,89 bilhões de reais de janeiro a março, queda de 2,3% sobre o mesmo período do ano anterior, diante de uma maior despesa financeira e com o desempenho negativo no Brasil. As informações foram divulgadas pela empresa nesta quarta-feira.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado ficou em 5,26 bilhões de reais, avanço anual de 3,8%. A receita líquida avançou 7,4%, a 11,57 bilhões de reais, enquanto o volume vendido consolidado caiu 7,5%.

A empresa teve um início de ano fraco no Brasil, com queda de 8,5% no volume vendido no país e com baixa de 10% no volume de cerveja. Além do cenário recessivo da economia, a companhia disse que foi impactada pela base difícil de comparação com o Carnaval mais cedo e aumentos de preço para mitigar impostos, o que também levou a perda na participação de mercado.

“Nossos resultados do primeiro trimestre confirmaram que 2016 será um ano desafiador”, disse a empresa, acrescentando porém, que o desempenho do primeiro trimestre havia sido antecipado.

“Esperamos que nossa performance de receita líquida e Ebitda acelere nos próximos trimestres, principalmente no Brasil”. A Ambev afirmou que, apesar de o cenário econômico continuar adverso no país, a base de comparação difícil do primeiro trimestre já passou “e os volumes de abril refletem isso, com uma tendência significativamente melhor do que os meses anteriores”, disse.

A receita líquida no Brasil caiu 4%, a 6,26 bilhões de reais. No exterior, no entanto, houve crescimento da receita de 1,8% na América Latina Norte, alta de 62,3% na América Central e Caribe, aumento de 13,1% na América Latina Sul e incremento de 32,3% no Canadá.

O lucro líquido da Ambev também foi impactado por resultado financeiro negativo em 1,17 bilhão de reais, ante despesa de 481,7 milhões um ano antes. O custo dos produtos vendidos subiu 9,6%, enquanto as despesas com vendas, gerais e administrativas avançaram 11,7% sobre o primeiro trimestre do ano passado.

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(Com Reuters)