Clique e assine a partir de 9,90/mês

Lemann se consolida como o brasileiro mais rico — e Eike desaparece

Fortuna do empresário controlador da AB Inbev e da 3G Capital avançou para 19,7 bilhões de dólares em 2013, o colocando na 34ª posição geral do ranking

Por Da Redação - 3 mar 2014, 15h04

A publicação americana Forbes divulgou nesta segunda-feira a lista das pessoas mais ricas do mundo, que conta com 1.645 nomes. Entre os brasileiros, o destaque vai para o empresário Jorge Paulo Lemann, titular do posto mais rico do país pelo segundo ano consecutivo, com uma fortuna avaliada em 19,7 bilhões de dólares – em 2013, seu patrimônio era cotado em 17,8 bilhões. Eike Batista, que por mais de cinco anos figurou no clube de bilionários, foi retirado da lista depois que seu império de energia e infraestrutura teve de ser fatiado e vendido para arcar com dívidas, ao longo de 2013.

Lemann, que é um dos controladores da AB InBev, o maior conglomerado de cervejas do mundo, também possui fatias das empresas Burger King e Heinz, que foram adquiridas pela gestora de recursos da qual é sócio, a 3G Capital. Entre as empresas nas quais detém participação estão ainda Lojas Americanas e a São Carlos Participações. Seus sócios na AB InBev, Marcel Telles e Beto Sicupira, também figuram entre os dez brasileiros mais ricos.

Leia também:

‘O maior risco é não se arriscar’, diz Jorge Paulo Lemann

Continua após a publicidade

O segredo do sucesso em sete dicas de Jorge Paulo Lemann

A vida pacata do bilionário Jorge Paulo Lemann na Suíça

Forbes descobre três novos bilionários brasileiros; saiba quem são

Continua após a publicidade

Entre as novidades estão Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, que aparece como o nono brasileiro mais rico. Com uma fortuna de 4,1 bilhões de dólares, Saverin se beneficiou dos ganhos recentes das ações do Facebook, do qual detém uma participação de 2,2%. Outra novidade é Walter Faria, dono do Grupo Petrópolis, cujo lucro subiu 50% no ano passado. Já o empresário Antônio Ermínio de Moraes, do grupo Votorantim, saiu do top 10.

Publicidade