Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Latam tem prejuízo de US$ 63,7 milhões no 3º trimestre

Receita da companhia foi 3,8% menor este ano do que no ano passado; baixa contábil de 70,4 milhões de dólares não está inclusa

O grupo Latam Airlines, resultado da fusão entre as companhias aéreas TAM, do Brasil, e LAN, do Chile, divulgou nesta terça-feira um prejuízo líquido de 63,7 milhões de dólares no terceiro trimestre. A maior parte do resultado negativo decorre de uma baixa contábil de 70,4 milhões de dólares relacionada à publicação de uma lei que eleva o imposto de renda para empresas chilenas de 17% para 20%. Outros 19,5 milhões de dólares em gastos relativos à união das duas companhias aéreas também pesou nos números do peíodo.

Os prejuízos da Latam, que selou a união entre LAN e TAM em junho, contrastam com o lucro de 94,5 milhões de dólares na comparação anual. Excluindo itens não-recorrentes, a companhia obteve um lucro de 21,3 milhões de dólares no terceiro trimestre.

A receita no terceiro trimestre totalizou 3,34 bilhões de dólares, queda de 3,8% ante receita pro forma de 3,47 bilhões de dólares registrada em igual período do ano passado. O principal impacto nas vendas foi a variação cambial, com a desvalorização do real impactando nas vendas da TAM, contabilizadas na moeda brasileira. A redução foi atribuída a recuos de 2,4% na receita com passageiros e de 14,4% na receita com carga, parcialmente compensados por uma alta de 19,6% em outras receitas.

Leia mais:

Procura por voos nacionais cresce 7,6% em setembro

Gol afirma que cerca de 5 mil bilhetes foram comprados com desconto indevido

(com agência Reuters e Estadão Conteúdo)