Por Equipe AE
São Paulo – Os lançamentos da Gafisa no segundo trimestre somaram R$ 546,5 milhões, um aumento de 18% sobre o trimestre anterior mas queda de 60% sobre o segundo trimestre do ano passado, segundo dados operacionais preliminares divulgados nesta segunda-feira. As vendas contratadas no período abril-junho totalizaram R$ 630,3 milhões, o que representa uma alta de 54% em relação aos três meses anteriores e uma queda de 45% em relação ao segundo trimestre do ano passado.
As vendas consolidadas sobre oferta (VSO) chegaram a 16,1% no segundo trimestre, ante 25,2% no mesmo período do ano passado, uma vez que o grupo interrompeu os lançamentos da Tenda para focar a execução e a entrega, diz a Gafisa em comunicado. A incorporadora informou ainda que concluiu no primeiro semestre a revenda de 62% das unidades canceladas da Tenda, e aumentou o volume de entregas de unidades no primeiro semestre em 64% ante o mesmo período de 2011.
Segundo a Gafisa, os lançamentos dos primeiros seis meses de 2012 representaram 34% do ponto médio do guidance de lançamentos para o ano, de R$ 2,7 a R$ 3,3 bilhões, e está de acordo com a sazonalidade do período. A Gafisa encerrou o segundo trimestre com aproximadamente R$ 1,02 bilhão em caixa e equivalentes de caixa, ante R$ 947,1 milhões registrados no final de março.
A dívida líquida preliminar caiu de R$ 3,32 bilhões no final do primeiro trimestre para R$ 3,17 bilhões ao final de junho. Como consequência, a geração de caixa livre consolidado preliminar foi positiva em aproximadamente R$ 150 milhões no segundo trimestre, resultando em geração de caixa livre consolidado preliminar de R$ 75 milhões no primeiro semestre. O fluxo de caixa operacional consolidado atingiu cerca de R$ 300 milhões no primeiro semestre, representando 50% do ponto médio do guidance, de R$ 500 milhões a R$ 700 milhões para o ano de 2012.