Kroton compra a Somos Educação por R$ 4,6 bilhões
O negócio está sujeito à aprovação do Cade, que no ano passado vetou a aquisição da Estácio pela Kroton
A Kroton Educacional, gigante do setor de educação, fechou a compra do controle da Somos Educação por 4,566 bilhões de reais. A transação foi confirmada pelas duas empresas em comunicado ao mercado.
Do valor total da aquisição, a Somos informou que 4,166 bilhões de reais serão pagos à vista na data de fechamento do negócio e o restante será mantido em conta vinculada para arcar com obrigações de indenização assumidas pelos vendedores.
A Kroton é dona das marcas Pitágoras (educação básica) e das faculdades Anhanguera, Fama, Faculdade Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar , além da rede LFG, de cursos preparatórios para concursos públicos e OAB. A Somos, controlada pela Tarpon Gestora de Recursos, é focada na educação básica por meio de escolas, sistemas de ensino e editoras. Entre as marcas da Somos estão Editora Ática, Editora Saraiva, Anglo, Red Balloon.
No comunicado ao mercado, a Kroton informa que ao final do transação com a Somos contará com 85.000 professores nas escolas próprias e parceiras, mais de 1,7 milhão de professores nas escolas públicas, 1,2 milhão de alunos nos sistemas de ensino e 33 milhões de estudantes usuários de seus livros didáticos.
A operação está sujeita a determinadas condições, inclusive à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). No ano passado, o Cade vetou a proposta de aquisição da Estácio pela Kroton. Na ocasião, os conselheiros argumentaram que o negócio iria desequilibrar o mercado, já que a maior empresa teria quase cinco vezes o tamanho da segunda.
A compra foi realizada por meio da holding Saber, da Kroton, enquanto a parte vendedora inclui determinados fundos de investimentos geridos pela Tarpon, que são os acionistas controladores da Somos. Em comunicado separado, a Tarpon disse que a operação envolve 192.275.458 ações da Somos Educação, ao preço individual de 23,75 reais.
(Com Reuters)
Quando Bolsonaro deve ser preso para cumprir pena de mais de 27 anos
Flávio Bolsonaro se inclui na disputa pela candidatura à Presidência e divide ainda mais a direita
Banco de Nelson Wilians relatou ao Coaf ‘irritabilidade’ do advogado
Ataque mais rápido do reino animal é registrado em câmera lenta; veja
Mulher de Roberto Justus lamenta que ‘ricos sofrem no Brasil’

