Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Juros do cartão de crédito e cheque especial têm nova alta em março

Taxa do cheque fechou o mês em 323% ao ano e a do rotativo do cartão, em 299,5%, segundo o Banco Central; é o quinto aumento consecutivo

Por Da redação
Atualizado em 26 abr 2019, 17h40 - Publicado em 26 abr 2019, 12h02

Consumidores que caíram no rotativo do cartão de crédito ou usaram o cheque especial pagaram juros mais altos em março de 2019, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta sexta-feira, 26.

No caso do cheque especial, a taxa foi de 317,9% ao ano, em fevereiro, para 322,7% ao ano, em março. Já os juros do cartão de crédito passaram de 295,5% ao ano, em fevereiro, para 299,5% ao ano, em março. Foi a quinta alta seguida em ambas as taxas. A última queda registrada foi em outubro do ano passado, quando a taxa do rotativo fechou em 275,7% ao ano e do cheque especial, em 300,4%. 

A inadimplência do crédito, considerados atrasos acima de noventa dias, permaneceu em 4,7% para pessoas físicas e em 2,8% para as empresas. Os dados são do crédito livre em que os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado.

As regras do cheque especial mudaram no ano passado. Os clientes que utilizam mais de 15% do limite do cheque durante trinta dias consecutivos passaram a receber a oferta de um parcelamento, com taxa de juros menor que a do cheque especial definida pela instituição financeira.

Continua após a publicidade

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. O crédito rotativo dura trinta dias. Após esse prazo, as instituições financeiras parcelam a dívida.

Segundo o BC, as taxas do cheque especial e do rotativo do cartão são as mais caras entre as modalidades oferecidas pelos bancos. A do crédito pessoal, por exemplo, ficou em 123,7% ao ano em março, já o crédito consignado chegou a 23,6% ao ano. No crédito consignado, o pagamento é feito direto na folha de pagamento do pagador, seja de empresa ou na aposentadoria.

O saldo de todas as operações de crédito do Sistema Financeiro chegou a 3,267 trilhões de reais, com alta de 0,7% no mês e de 0,3% no ano. Em relação a tudo o que o país produz – o produto interno bruto (PIB) –, o crédito permaneceu em 47,1%.

Continua após a publicidade

(Com Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.