ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Japão incentiva empresas a liberar empregados mais cedo às sextas

Governo cria campanha para estimular japoneses a aproveitar mais a vida com tempo livre extra uma vez por mês

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 21h01 - Publicado em 2 jan 2017, 18h21

O governo japonês vai incentivar as empresas do país a liberarem seus empregados mais cedo na última sexta-feira de cada mês. A iniciativa chamada de “premium friday” (sexta-feira premium, em tradução livre) é encabeçada pelo Ministério da Economia, Comércio Exterior e Indústria do Japão e deve começar a partir do dia 24 de fevereiro.

Entre os objetivos que o governo pretende atingir com a medida está incentivar mudança no estilo de vida dos cidadãos para que se sintam mais realizados e satisfeitos, aumentar a produtividade e dar incentivos ao consumo num momento de deflação (queda nos preços). “A campanha Premium Friday é uma iniciativa para encorajar o público a aproveitar oportunidades de enriquecer experiências pessoais para felicidade e diversão, por exemplo fazer compras, jantar fora com a família fora e fazer turismo, ou arranjar tempo para esses fins”, diz uma nota no site do ministério.

A adesão à campanha é voluntária,  e nem mesmo o órgão do governo decidiu se vai adotá-la para seus funcionários. A maior organização empresarial do Japão, Keidanren, recomendou aos seus mais de 1.300 associados que participem do processo.

A cultura de dedicação ao trabalho é tão forte no país que os japoneses têm até um termo para indicar morte por excesso de trabalho (karoshi). Em dezembro de 2016, o presidente da Dentsu, maior agência de publicidade do Japão, anunciou sua renúncia depois que uma jovem funcionária morreu por karoshi. Ela se suicidou em dezembro 2015 e registrou 105 horas extras em outubro, antes de tornar-se depressiva.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.