Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Japão apoiará candidato americano para presidir Banco Mundial

Tóquio, 1 abr (EFE).- O ministro japonês de Finanças, Jun Azumi, afirmou neste domingo que o Japão apoiará o candidato americano à presidência do Banco Mundial (BM), Jim Yong Kim, que está em Tóquio.

Kim está realizando uma viagem internacional para conquistar apoio para sua candidatura. O americano, especialista na área de saúde pública, reuniu-se neste domingo na capital japonesa com Azumi.

No fim do encontro, o ministro elogiou a trajetória profissional de Kim, que luta para substitui Robert Zoellick na instituição.

‘Achamos que ele é o candidato adequado para a presidência do Banco Mundial e o apoiaremos’, disse Azumi, segundo a agência ‘Kyodo’.

Kim, um americano nascido em Seul, concorre ao cargo com a ministra nigeriana de Finanças, Ngozi Okonjo-Iweala, e o ex-ministro de Fazenda da Colômbia, José Antonio Ocampo.

Desde sua fundação, em 1944, o Banco Mundial foi liderado por um americano, como parte de um acordo que estipulava que o presidente da instituição seria um cidadão do país, e do Fundo Monetário Internacional (FMI), um europeu.

O Diretório Executivo do BM deverá escolher o sucessor de Zoellick entre os dias 20 e 22 de abril. Antes de chegar em Tóquio, Kim esteve na China. A viagem inclui ainda Brasil, Coreia do Sul, Índia e México. EFE