Clique e assine a partir de 9,90/mês

Itáu Unibanco lidera reclamações do BC em dezembro

Por Da Redação - 19 jan 2012, 16h42

Por Eduardo Cucolo

Brasília – O Itaú Unibanco liderou o ranking mensal de reclamações das instituições financeiras em dezembro, segundo informações divulgadas hoje pelo Banco Central (BC). A lista considera os bancos com maior número de reclamações em relação ao de clientes.

A instituição mais reclamada teve um índice de 0,98. Em seguida, na lista dos bancos com mais de um milhão de clientes, estão Santander (0,65), Banco do Brasil (0,65), Bradesco (0,58) e HSBC (0,37). Se forem considerados os números absolutos de demandas dos clientes, o Santander (com 1.471 reclamações procedentes) fica à frente do Itaú Unibanco (1.281 reclamações), e a Caixa Econômica Federal assume a quinta posição, com 812 demandas.

Entre as instituições com menos de um milhão de clientes, o ranking traz os bancos Bonsucesso, Original, BMG, Daycoval e Votorantim no topo de lista. As maiores reclamações no período foram de débitos não autorizados, cobrança irregular de tarifas e serviços não contratados e esclarecimento incorretos ou incompletos sobre registro de denúncias, reclamações e pedidos de informações.

Continua após a publicidade

O BC também divulgou o ranking das cinco administradoras de consórcio com mais reclamações e seus índices: Santander (13,88), Fancar (1,21), Sorobens (1,11), Convef (0,24) e Panamericano (0,21). Para calcular esse índice, o BC divide o número de reclamações pelo de clientes com operações protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e multiplica por 100.000, para facilitar a visualização do resultado.

Publicidade