Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Islândia processa a Supermercados Islândia por ‘roubar’ seu nome

Governo quer invalidar o uso comercial da marca pela empresa britânica Iceland, que já proibiu empresas islandesas de adotar o nome de seu próprio país

O governo da Islândia decidiu entrar com uma ação contra a rede de supermercados britânica Iceland (ou Islândia, em inglês) sob a alegação de que a empresa está plagiando o nome do país. O processo foi movido nesta sexta-feira.

“A Iceland Foods [que controla a rede de supermercados] tem atuado agressivamente [na Justiça] e vencido inúmeros processos contra empresas islandesas pelo uso comercial do nome Iceland, mesmo que sejam produtos ou setores em que não há competição [com a rede britânica]”, disse o governo do país, em comunicado.

O governo islandês quer que o Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia invalide a marca. A Iceland Foods está em atividade há 46 anos.

A rede varejista, por sua vez, disse que “vai defender vigorosamente direitos adquiridos da Iceland Foods” e que “não há qualquer risco de confusão entre Iceland, nosso negócio, e Iceland, o país.”

Nesta sexta, a rede até fez troça da disputa. Em sua conta oficial no Twitter, a empresa escreveu: “se você está se perguntando de que lado estamos nesse caso, estamos firmemente ao lado da Iceland #IslândiaxIslândia.”