Clique e assine a partir de 9,90/mês

IR 2019: Como declarar a rescisão de contrato de trabalho

Trabalhador deve prestar atenção no informe de rendimento entregue pela empresa para preencher o ajuste com a Receita corretamente

Por Larissa Quintino - 6 abr 2019, 09h00

O trabalhador que foi demitido ou pediu demissão no ano passado precisa declarar as verbas recebidas na rescisão para a Receita Federal. É preciso ficar atendo ao informe de rendimento entregue pela empresa para preencher de maneira correta.

Tem dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda? VEJA, em parceria com a Sage Brasil, responde perguntas de leitores para ajudar no preenchimento do ajuste. Para participar, acesse o Instagram de VEJA. Nos destaques dos stories, clique na aba “Imposto de Renda” e envie sua questão.

Como declarar o valor da rescisão do contrato de trabalho? @wilton.gutemb

O comprovante de rendimentos deve ser fornecido pela empresa até o último dia útil de fevereiro ou por ocasião da rescisão do contrato de trabalho se esta ocorrer antes dessa data. Portanto, solicite à empresa o comprovante  para informar seus rendimentos em sua declaração.

Os valores recebidos em rescisão devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”. Os valores sacados do FGTS e do seguro-desemprego são isentos e devem ser informados na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

Publicidade