Inflação dos EUA desacelera a 0,3% em fevereiro em base mensal
Na base anual, o indicador registrou leve aceleração em fevereiro, para 2,5%, contra 2,4% em janeiro
A inflação dos Estados Unidos medida pelo Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) desacelerou para 0,3% em fevereiro, ante 0,4% em janeiro, informou o Bureau de Análises Econômicas (BEA, na sigla em inglês) hoje. Na base anual, o indicador registrou leve aceleração em fevereiro, para 2,5%, contra 2,4% em janeiro. Ambos os dados vieram em linha com as estimativas de analistas.
O núcleo do PCE, que não considera a inflação dos segmentos mais voláteis de alimentos e energia, registrou inflação de 0,3% em fevereiro na base mensal, contra 0,5% em janeiro. Em relação ao ano anterior, o núcleo do índice marcou inflação de 2,8%, contra 2,9% de janeiro.
Entre os dados responsáveis pelo desempenho do PCE no mês estão a alta de 0,5% dos preços de bens em fevereiro na base mensal, enquanto a inflação de serviços subiu 0,3%. Em base anual, os preços dos serviços subiram 3,8% e os de bens de consumo tiveram queda de 0,2%.
O PCE é o índice mais observado pelo Federal Reserve para definir os rumos da sua política monetária, que atualmente permanece em níveis restritivos. Conforme os dados de inflação se mostrem mais controlados, investidores passam a ver mais espaço para o corte de juros a partir do segundo semestre deste ano.