Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inflação deve cair mais no 3º trimestre, diz presidente do BC

Ilan Goldfajn avaliou que a trajetória de queda deve ser maior nos próximos meses e a taxa deve encerrar o ano abaixo da meta

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse que a inflação deve recuar ainda mais e fechar o ano abaixo do centro da meta estabelecida para o período. A avaliação foi feita durante evento com o setor financeiro nesta terça feira, em São Paulo. O chefe do BC afirmou também que a redução maior nos juros dependerá também da recuperação da economia.

Segundo Ilan, a redução da inflação vista no começo do ano — que recuou de 6,29% no acumulado de 12 meses em dezembro para 4,57% em março, segundo o IBGE — foi ajudada pela redução nos preços de alimentos e por efeitos estatísticos. A expectativa é a de que a queda se intensifique no próximos meses. “Deve chegar ao mínimo no 3º trimestre e voltar para cima no 4º, mas ainda abaixo de 4,5%”, disse.

O reajuste das tarifas de energia por conta de cobrança indevida em razão da usina Angra 3 deve contribuir para a redução no ritmo por ser um ajuste concentrado.

O presidente do Banco Central também avaliou que os juros estão em queda no país. Mas sinalizou que uma redução em ritmo maior do que o 1 ponto percentual de corte feito na semana passada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do BC, se houver, dependeria “da evolução da conjuntura da economia e dos riscos e incertezas que ainda pairam “.