Índice de Situação Atual puxa confiança do comércio

Por Glauber Gonçalves
Rio de Janeiro – A principal contribuição para a melhora da confiança do comércio entre o trimestre encerrado em abril e o findo em maio veio da avaliação das empresas sobre a situação atual. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no trimestre terminado em maio, o Índice da Situação Atual registrou nível idêntico ao do mesmo período de 2011. Em abril, o índice médio havia sido 3,7% inferior, na mesma base de comparação.
Na média entre março e maio, 19,6% das empresas consultadas avaliaram como forte o nível atual de demanda e 20,1% como fraca. Em igual período do ano passado, os porcentuais foram de 19,9% e 20,4%, respectivamente.
Já o Índice de Expectativas, que aponta as perspectivas para os próximos meses, recuou 3,9% em maio na comparação com o mesmo período de 2011, ante uma queda de 4,8% no trimestre encerrado em abril.
Entre os quesitos que integram o Índice de Expectativas, a tendência dos negócios para os próximos seis meses foi o que exerceu maior influência na redução da média trimestral entre maio de 2011 e de 2012, ao passar de 163,7 para 155,7 pontos. Dentre as empresas consultadas, 60,0% esperam melhora e 4,3%, piora da situação dos negócios (contra 66,9% e 3,2% em 2011). Os números foram divulgados nesta terça-feira.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.