Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inadimplência tem alta de 3,9% em um ano

A inadimplência do consumidor brasileiro cresceu 3,9% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Serasa Experian. É a terceira alta consecutiva utilizando-se essa base de comparação.

Em relação ao mês anterior, o crescimento da inadimplência em julho foi de 1,5%. De acordo com o levantamento, o cartão de crédito é a principal causa de endividamento dos brasileiros, seguido pelas dívidas com bancos e títulos protestados. Já a emissão de cheques sem fundo apresentou um recuo de 0,2%.

Segundo os analistas da Serasa, o aumento da inadimplência em julho é reflexo da dificuldade dos brasileiros em saldas as dívidas adquiridas com as compras para o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. A grande quantidade de promoções e as facilidades de pagamento lançadas constantemente pelas redes varejistas também contribuíram para a alta no endividamento dos brasileiros.

Também ajudaram a elevar esse quadro os incentivos fiscais do governo, que baixaram os preços de veículos e dos eletrodomésticos da chama linha branca – o que provocou um aumento do consumo.

Nos seis primeiros meses do ano houve queda de 1,4% na inadimplência em relação ao primeiro semestre do ano passado. Os analistas da Serasa, porém, acreditam que a inadimplência continuará crescendo até dezembro.