Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ibovespa sobe com sinais positivos vindos da Europa

Por Roberta Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) – A bolsa de valores de São Paulo encerrou esta quarta-feira em alta, seguindo Wall Street e o otimismo gerado pelas notícias vindas da Europa com a cúpula de líderes da região sobre a crise da dívida.

O Ibovespa subiu 1,52 por cento, a 57.143 pontos, acumulando alta de 3,42 por cento na semana e 9,21 por cento em outubro. O giro financeiro desta sessão foi de 5,96 bilhões de reais.

Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones subiu 1,39 por cento e o Standard & Poor’s ganhou 1,05 por cento.

Na Europa, o esboço de um comunicado obtido pela Reuters informava que a zona do euro planeja alavancar o fundo de resgate da região (EFSF, na sigla em inglês) de 440 bilhões de euros, em “várias vezes”, mas ministros das Finanças fecharão os detalhes de como isso ocorrerá somente em novembro.

Para o economista André Perfeito, da Gradual Corretora, as altas ocorridas nos últimos pregões indicam uma recuperação para a bolsa brasileira. “Entramos em um momento que, se não há um rali de fim de ano, há pelo menos uma ideia de que 2012 vai andar”, afirmou.

Ele considerou também que o mercado já se conscientizou de que uma solução para a crise europeia não virá de forma rápida e passou a olhar também outros dados.

“O conjunto de notícias negativas já está no preço. A Europa é um fator importante, mas também não tem solução mágica. Os resultados nos EUA estão vindo excepcionais, então, não dá para ficar vendido”, disse.

Para os próximos pregões, Perfeito lembrou que a alta acumulada de outubro abre a possibilidade para uma realização. “Mas amanhã (quinta-feira) a agenda econômica parece positiva”, afirmou, lembrando da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano.

No mercado interno, as ações preferenciais da Vale puxaram a alta do Ibovespa, subindo 2,49 por cento, a 40,73 reais, antes da divulgação dos resultados do terceiro trimestre, ainda nesta quarta-feira.

O papel da Cemig teve a maior alta do índice, de 4,67 por cento, a 28 reais, após anunciar, juntamente com a Light, que fechou a compra de uma participação de 9,77 por cento na Norte Energia, responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte (PA), por 118,7 milhões.

Também influenciou na alta a ação da TAM, que subiu 3,42 por cento, a 32,94 reais. A LAN afirmou que a PAL concordou em retirar todas as objeções na Suprema Corte chilena ao acordo de união entre LAN e TAM, com pagamento prévio de 5 milhões de dólares.