Ibovespa cai e dólar tem forte alta com expectativa de anúncio do pacote fiscal
Haddad fala em cadeia nacional e deve anunciar um aumento da faixa de isenção de IR, medida incluída no pacote, inicialmente previsto para cortar gastos
O Ibovespa, principal índice da B3, opera em queda nesta quarta-feira, 27, abaixo dos 129.000 pontos, após iniciar o pregão em alta. O dólar, por sua vez, avança. Por volta das 16h10, com a expectativa de que o pacote fiscal seja anunciado na noite desta quarta, a moeda americana era vendida a R$ 5,92.
Apesar de amplamente esperado, a possibilidade de o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também anunciar junto com o pacote fiscal o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até 5.000 reais mensais preocupa o mercado. Isso porque a medida exigiria uma renúncia fiscal, pressionando as contas públicas. Conforme mostrou o Radar Econômico, a expectativa é de um impacto de 70 bilhões de reais.
No fim da tarde desta quarta, o presidente Lula deve se reunir com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para anunciar as medidas. Haddad fará um pronunciamento em cadeia nacional às 20h30.
A nova onda de protecionismo impulsionada pela eleição de Donald Trump também tem gerado pressão no Ibovespa. O nervosismo nos mercados decorre, em grande parte, da promessa de Trump de expandir tarifas protecionistas, especialmente contra montadoras estrangeiras, além de aumentar a taxação sobre produtos provenientes de países como México, Canadá e China.
Embora o Brasil não tenha sido diretamente incluído nessa lista, o impacto global de um endurecimento nas políticas comerciais dos EUA pode repercutir de forma ampla. Restrições desse tipo tendem a desacelerar o comércio internacional e afetar as cadeias de suprimentos, elevando os custos de produção e pressionando a inflação em diversos países. Para o Brasil, essa conjuntura pode significar menor demanda externa por commodities e uma desaceleração do comércio global, fatores que ampliam as incertezas econômicas e elevam a aversão ao risco no mercado financeiro.
Apesar do recuo do índice, alguns dos principais ativos da bolsa brasileira continuam a apresentar ganhos. As ações da Vale avançam, refletindo a alta da cotação do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China. Os papéis da Petrobras também operam em alta, acompanhando os leves ganhos do petróleo Brent no mercado internacional.