Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ibovespa avança em dia de cenário externo adverso

Índice ganha fôlego com a elevação da nota de crédito do Brasil e com a alta do petróleo

Por Luana Zanobia 2 out 2024, 11h17

O Ibovespa, principal índice da B3, ganhou novo impulso nesta quarta-feira, 2, repercutindo a elevação da nota de crédito do Brasil dada pela agência de classificação de risco Moody’s. A bolsa brasileira se destaca em meio a uma queda generalizada nas principais bolsas globais com maior aversão ao risco no cenário devido a escalada do conflito no Oriente Médio. O dólar é negociado com leve alta, mas próximo da estabilidade, cotado a R$ 5,43. A alta do petróleo que sustentou a alta do índice ontem, segue sendo o grande norteador dos negócios hoje, com os contratos do petróleo subindo mais de 2%.

A agência de classificação de risco Moody’s elevou a nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1, colocando o país a um passo de recuperar o grau de investimento — uma classificação que indica maior segurança e capacidade de pagamento da dívida. Essa revisão positiva reflete a melhora na percepção de risco do Brasil, o que já começa a influenciar o comportamento do mercado de câmbio. Com a redução da percepção de risco, investidores estrangeiros tendem a aumentar suas apostas no país, o que pode ajudar a aliviar a pressão sobre o dólar.

Além disso, o afrouxamento da política monetária nos Estados Unidos eleva o diferencial de juros entre as economias, tornando os ativos brasileiros mais atrativos, o que pode contribuir para a desvalorização da moeda americana em relação ao real. Outro fator relevante é o impacto dos estímulos à economia chinesa, que diminuem a aversão global ao risco e beneficiam países exportadores de commodities, como o Brasil, ampliando o potencial de valorização da moeda local.

A valorização do petróleo beneficia as ação de empresas petroleiras, como a Petrobras, que tem sido o grande norteador dos ganhos do índice.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.