Ibovespa avança com dados de inflação nos EUA e no Brasil
CPI subiu 0,3% em setembro, enquanto o IPCA-15 avançou 0,18% em outubro
O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou o pregão em valorização de 0,31% nesta sexta-feira, 24, avançando para os 146,1 mil pontos. O dólar, por sua vez, teve leve alta e ficou cotado a 5,39 reais. Hoje, os negócios operaram em meio à divulgação da inflação ao consumidor, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.
Política monetária americana em foco
No exterior, o destaque foi a divulgação do CPI, o índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos. Em setembro, o avanço foi de 0,3% e, no acumulado do ano, de 3%. Segundo especialistas, apesar de a inflação anual permanecer acima da meta de 2%, é provável que o Federal Reserve (Fed), banco central americano, cumpra a projeção de mais um corte na taxa de juros. A autoridade monetária se reúne na quarta-feira, 29, e já afirmou que pretende priorizar o estímulo à atividade econômica e as condições do mercado de trabalho.
“As incertezas mais agudas ficam em torno da reunião de dezembro, para a qual não há consenso sobre os movimentos do Fed e, provavelmente, faltarão dados para embasar uma decisão”, afirma Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad. Isso porque os EUA caminham para seu 24º dia de shutdown, a paralisação de atividades consideradas “não-essenciais”, o que inclui a divulgação de índices econômicos. O CPI, portanto, foi uma exceção à regra.
IPCA-15 no Brasil
No Brasil, os negócios operam de olho na divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15, considerado a prévia oficial da inflação no país. Ele subiu 0,18% em outubro, abaixo das expectativas do mercado, de 0,21%. Com o resultado, o índice acumula alta de 3,94% no ano e 4,94% em 12 meses, desacelerando frente aos 5,32% observados no período imediatamente anterior. A leitura é de que o processo de desinflação segue em curso.
No mercado de ações, os principais bancos do país se movimentaram sem direção definida. Os papéis do Itaú (ITUB4) desvalorizaram 0,16%, enquanto os papéis do Bradesco (BBDC3; BBDC4) apresentaram alta de 0,33% (BBDC3) e de 0,44% (BBDC4). O Banco do Brasil (BBAS3) recuou 0,58% e o Santander (SANB11), por outro lado, avançou 2%.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise no programa Mercado:
Lais Souza: “A esperança voltou”
A reação ao discurso humanista de Luciano Huck sobre operação no Rio
Presídio abre espaço para receber Jair Bolsonaro
Quem são os chefões do Comando Vermelho mortos na megaoperação do Rio
Um minuto de silêncio à era em que se brindava vinho com copo de requeijão







