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Heinz compra Quero Alimentos por R$ 1 bilhão

Empresa americana adquire 80% da brasileira, que é especializada em enlatados e molhos de tomate

A gigante americana do setor alimentício Heinz comprou 80% da brasileira Quero Alimentos, companhia que fatura cerca de 600 milhões de reais ao ano. O negócio, calculado em 1 bilhão de reais, foi confirmado por fontes próximas à negociação e pela prefeitura de Nerópolis (GO), cidade que abriga a fábrica da Quero. A Heinz deverá anunciar a aquisição oficialmente depois da divulgação de seus resultados trimestrais, marcada para hoje.

A aquisição faz parte da estratégia da Heinz de angariar pelo menos 30% de suas receitas mundiais em nações desenvolvidas até 2015. Dentro deste objetivo, a companhia adquiriu a chinesa Foodstar em novembro por 163 milhões de dólares – desde então, por conta dos resultados acima da expectativa, já anunciou a abertura de uma segunda fábrica da companhia para este mês.

No Brasil, a Heinz hoje somente distribui produtos importados. Com a Quero, poderá tanto ampliar a comercialização de produtos com a marca-mãe, de caráter premium, quanto estar representada na classe C, nicho no qual a Quero é mais forte. De olho na situação de ‘ganho duplo’, a multinacional já tem a opção de comprar os 20% restantes da Quero.

Segundo informações de mercado, a aposta da Heinz no Brasil não é nova. No início dos anos 1990, já de olho na expectativa de incremento do consumo, a empresa prospectou a abertura de uma fábrica no País, mas acabou por adiar os planos, que só se concretizam agora, quase 20 anos depois.

Segmentos – Segundo a consultoria internacional Euromonitor, a Quero é vice-líder em vegetais enlatados no País, com 21,4% de participação, atrás somente da Brasfrigo, dona das marcas Jurema e Jussara. Em massas e molhos de tomate, a companhia aparece na sétima posição, mas tem participação relevante (5%). O mercado de atomatados, embora pressionado por margens bastante baixas, movimenta o equivalente a 524 milhões de dólares ao ano no Brasil, segundo a Euromonitor.

Procurada, a Quero Alimentos afirmou que todo o seu departamento de marketing estava em reunião durante a tarde de ontem. A assessoria de imprensa da Heinz disse que não comentaria o assunto.

(Com Agência Estado)