ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Há ao menos uma pessoa sem trabalho em quase metade das famílias

Em 17% das residências, duas ou mais pessoas estão desempregadas, segundo pesquisa

Por Redação
6 nov 2018, 15h56

Quase a metade das famílias possui ao menos uma pessoa sem trabalho em casa, apontou levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), feito em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Os dados do Indicador de Confiança do Consumidor de outubro apontam que em 45% das residências, ao menos uma pessoa desempregada e, em 17% delas, duas ou mais pessoas estão na mesma situação.

O indicador também aponta que o medo de ficar desempregado afeta 29% dos trabalhadores. Embora tenha caído em relação aos meses anteriores – estava em 33% em setembro –, a taxa se manteve em patamar elevado.

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o emprego é um dos fatores que mais impactam a confiança do consumidor. “É a perspectiva de estar empregado e de que sua renda vai crescer ou se manter no mesmo nível que estimula o consumidor a comprar com segurança, inclusive nas aquisições de alto valor, que geralmente são feitas a crédito”, diz a economista. “Enquanto o mercado de trabalho não mostrar sinais mais vigorosos de recuperação, a confiança do consumidor seguirá retraída.”

O componente mais crítico na avaliação dos entrevistados é a percepção sobre o atual cenário econômico. 80% avaliam de forma negativa as condições da economia, enquanto que 17% veem o desempenho como regular e apenas 2% o enxergam com otimismo. O desemprego elevado, a inflação, as taxas de juros e o câmbio são os pontos mais lembrados como fatores que contribuem para o clima econômico ruim.

De forma geral, o indicador registrou 42,3 pontos de 100 possíveis. Neste tipo de indicador, a linha de corte de 50 pontos divide o campo pessimista do otimista. Assim, a pesquisa indicou que o brasileiro está pessimista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.