Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grupo Multi, dono da Wizard, compra rede Yázigi por R$ 100 milhões

Há menos de uma semana, grupo havia vendido participação para o fundo Kinea, do Itaú

O Grupo Multi, da escola de inglês Wizard e da rede de cursos profissionalizantes Microlins, deu ontem mais um passo para consolidar sua posição de maior franqueador no setor de educação no País, com a compra da pioneira escola de inglês Yázigi, fundada há 60 anos. O Multi, capitaneado pelo empresário Carlos Wizard Martins, comprou 100% da rede de ensino de idiomas por um valor estimado pelo mercado em 100 milhões de reais.

O negócio vem para confirmar a agressiva estratégia do grupo, que já fez cinco aquisições somente este ano. Na semana passada, o Multi recebeu 200 milhões de reais da Kinea, empresa de investimentos do Itaú, para novas compras. Segundo o presidente do Conselho de Administração do Multi, Charles Martins, o novo aporte não foi utilizado para o negócio com a Yázigi. Pelo menos no curto prazo, o atual presidente da Yázigi, Alexandre Silva, continuará à frente da rede.

Apesar de ter sido pioneira no setor de franquias no País, o mercado vê a Yázigi como uma marca que perdeu a oportunidade de dominar a consolidação do setor de ensino de idiomas – acabou engolida pelo Multi, que já tinha as redes Wizard, Alps e Skill. O objetivo do novo controlador é pelo menos dobrar a atual rede da Yázigi, de 420 unidades, em um prazo de dois a cinco anos. “Somente no ano que vem deveremos abrir 120 novas escolas”, afirma Martins. “A Yázigi tem potencial para atingir o mesmo tamanho da Wizard, que hoje tem 1,2 mil unidades”.

(Com Agência Estado)