Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grupo EBX anuncia troca de diretor financeiro

Experiente no mercado, Nicolau Chacur assume o cargo de CFO da EBX no lugar de Leonardo Moretzsohn, indicado para CEO da nova empresa CCX

O Grupo EBX, do empresário Eike Batista, informou nesta quarta-feira a substituição de seu diretor financeiro. O executivo Leonardo Moretzsohn, que até então respondia como diretor financeiro da EBX Holding, foi indicado para dirigir a CCX, nova empresa do grupo. Em seu lugar assume Nicolau Chacur, contratado pela holding por sua experiência no mercado.

Moretzsohn, ex-Vale, será o presidente da CCX, que nascerá a partir da cisão dos ativos da MPX – subsidiária do grupo voltada aos setores de carvão e termoeletricidade – prevista em parceria anunciada entre a mineradora de Eike e o grupo alemão E.ON. A companhia será responsável pela implementação do projeto integrado de carvão na Colômbia.

O novo diretor financeiro do Grupo EBX é um executivo do mercado, que desenvolveu grande parte de sua carreira no Itaú Unibanco. Chacur foi diretor executivo do Unibanco até a fusão com o Itaú, em 2008, quando transferiu-se para o Banco Itaú BBA, de onde saiu em 2011. “Ao longo de seus vinte e dois anos de vida profissional, Chacur acompanhou de perto o crescimento do grupo EBX, tendo participado de diversas operações financeiras para estruturação dos empreendimentos do Grupo”, informou a EBX em nota.

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, Chacur também foi diplomado pelo Institut d´Études Politiques de Paris. Ele substitui Moretzsohn, que é economista formado pela Universidade de Brasília e já havia passado pela MMX Minas-Rio antes de assumir a diretoria financeira da Anglo Ferrous Brazil, em 2007. Há dois anos, ele retornou ao Grupo EBX como diretor financeiro da holding.

(com Agência Estado)