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Grupo Boticário lança rede especializada em maquiagem

Quem disse, Berenice? é aposta do grupo para concorrer em cosméticos. "Um playground feminino", segundo o presidente

A mais nova aposta do Grupo Boticário – dono das marcas O Boticário, Eudora e Skingen – é uma rede de lojas de maquiagem com um nome um tanto estranho: Quem Disse, Berenice? O projeto, desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, abrirá sete lojas em São Paulo ainda em 2012, com a perspectiva de chegar a centenas de unidades ao redor do país nos próximos anos.

De acordo com o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, os responsáveis pelo projeto sabem que o nome da marca pode soar esquisito em um primeiro momento. Mas, segundo ele, a proposta é exatamente fazer que a surpresa inicial leve à experimentação. �Nossa proposta é de uma loja divertida, de um playground feminino.�

A nova cadeia representa uma aposta forte em um segmento que não para de crescer: hoje, segundo o Boticário, 66 marcas disputam a preferência da consumidora brasileira, sendo que mais de uma dezena delas chegaram ao mercado nos últimos dois anos. Para fidelizar essa consumidora, a empresa está apostando em serviços – como a troca de esmalte e consultoria em maquiagem dentro das unidades – e também em preços atrativos. Os esmaltes vão custar a partir de 9,90 reais, os batons partem de 17,90 reais e os preços das sombras começam em 21,90 reais. Haverá também colônias de 69,90 reais.

À medida que marcas estrangeiras voltam os olhos para o País, a saída de Quem Disse, Berenice? é investir na brasilidade. �A ideia é mostrar variedade. Conversamos com 250 consumidoras e definimos 18 tipos de pele da brasileira. Vamos ter mais opções, por exemplo, para as morenas�, explicou Grynbaum.

Para não ficar �contaminada� pela experiência de O Boticário – maior rede de franquias do país em faturamento, com receita de 5,5 bilhões de reais no ano passado -, o grupo decidiu separar as equipes de desenvolvimento de suas demais linhas. As �cabeças pensantes� da rede de maquiagens e da marca de vendas diretas Eudora ficam em São Paulo, enquanto a �marca mãe� continua em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A produção de todos os itens, no entanto, está concentrada na única fábrica do grupo, no Paraná. Até o fim de 2013, de acordo com Grynbaum, começará a funcionar uma segunda unidade produtiva, na Bahia, fruto de um investimento de 500 milhões de reais.

Para abrir as primeiras lojas, que terão de 30 a 50 metros quadrados, o grupo apostou nos principais franqueados de O Boticário. A Quem Disse, Berenice? – cujo custo de instalação, sem contar o ponto, gira em torno de 300 mil reais – é uma forma de o grupo continuar a crescer no varejo sem canibalizar a marca principal. Foi por essa razão que a companhia não usou uma submarca de O Boticário – como a MakeB – nessas unidades.

(Com Agência Estado)