Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Greve em 5 aeroportos provoca impacto reduzido em voos

Rio de Janeiro, 23 dez (EFE).- A greve dos aeroviários em cinco aeroportos do país causou poucos atrasos nos voos programados para esta sexta-feira, às vésperas do Natal.

As paralisações ocorreram a partir da tarde de quinta-feira nos aeroportos de Brasília, Salvador e Fortaleza e nos terminais internacionais de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, onde os grevistas já aceitaram normalizar suas atividades.

De acordo com a Infraero, apenas 9,5% dos 1.542 voos domésticos e 13,2% dos 106 voos internacionais programados até às 14h desta sexta-feira registraram atrasos de mais de meia hora.

Os maiores índices de atraso no país foram registrados nos aeroportos de Belo Horizonte (22,2%), Brasília (20%) e Fortaleza (16,3%). No Rio de Janeiro (8,6%) e em Salvador (8,6%), a taxa foi inferior à da média nacional.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mesmo com as paralisações parciais, o número de atrasos é normal para esta época do ano.

As ameaças de greve geral fracassaram devido à divisão dos sindicatos. Enquanto o sindicato dos funcionários que trabalham nos aviões aceitou um aumento salarial de 6,5% oferecido pelas companhias aéreas, o dos trabalhadores em terra rejeitou.

A Infraero calcula que cerca de 16 milhões de passageiros embarcarão nos aeroportos brasileiros em dezembro, com um crescimento de 13,6% com relação a dezembro do ano passado. EFE