Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Governo vai anunciar novo pacote para estimular investimentos, diz Mantega

Segundo o ministro, anúncio será feito ainda esta semana, logo após resultado da queda de investimentos no país que provocou PIB fraco no terceiro trimestre

Por Da Redação 4 dez 2012, 17h58

Depois de a queda dos investimentos ter sido apontada como uma das principais responsáveis pelo fraco crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que o governo vai anunciar novas medidas para estimular os aportes no país até o final da semana. Questionado sobre o teor das medidas, ele destacou a prorrogação do Programa de Sustentação de Investimentos (PSI), do Reintegra e do prazo para as empresas fazerem a depreciação acelerada das aquisições de caminhões e vagões. “Mas aguardem as medidas. Se eu detalhar aqui, não sobra nada para anunciar”.

Leia mais:

PIB baixo no 3º trimestre expõe ‘herança maldita’ do governo anterior

Mantega ‘errou feio’, avalia jornal ‘Financial Times’

Mantega nega que México esteja ultrapassando o Brasil

Nesta terça-feira, o governo anunciou 2,8 bilhões de reais em desonerações para o setor de construção civil e na próxima quinta-feira sairá o novo pacote de portos, que visa resolver um dos principais gargalos de infraestrutura do Brasil.

Junto ao resultado do PIB do terceiro trimestre veio a notícia de que os investimentos no país tiveram queda pelo quinto semestre consecutivo e uma redução de 2% em comparação ao segundo trimestre de 2012.

O país cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre, enquanto o mercado esperava alta entre 1% e 1,3%. A notícia provocou alvoroço entre analistas, que já reduziram as expectativas de crescimento do PIB para 2012 e 2013.

(com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade