ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Governo arrecada R$ 6,8 bi com venda de quatro blocos do pré-sal

Além do valor arrecadado, vencedores dos leilões deverão investir mais de 1 bilhão de reais

Por Reuters Atualizado em 28 set 2018, 15h21 - Publicado em 28 set 2018, 11h49

O governo federal garantiu nesta sexta-feira a arrecadação de mais 6,8 bilhões de reais em bônus de assinatura com o leilão de quatro blocos no pré-sal, que preveem ainda investimentos mínimos de 1 bilhão de reais, de acordo com dados da reguladora Agência Nacional do Petróleo (ANP), que realizou o certame nesta sexta-feira.

Com esse montante, o governo contabiliza arrecadação de 28 bilhões de reais com bônus de leilões de áreas de petróleo, desde setembro do ano passado, com base em informação do secretário executivo de Minas e Energia, Márcio Félix.

Além do bônus, no caso dos leilões do pré-sal, a União garante no futuro os recursos do chamado óleo lucro ofertado pelas petroleiras nas licitações.

Blocos

A Petrobras arrematou nesta sexta-feira o bloco Sudoeste de Tartaruga Verde, no pré-sal da Bacia de Campos. A petroleira estatal foi a única a dar lance pelo bloco, oferecendo o porcentual mínimo de 10,01% de excedente em óleo à União, informou a ANP.

O consórcio formado pelas companhias BP Energy, Ecopetrol e CNOOC arrematou o bloco de Pau Brasil no pré-sal da Bacia de Santos. O lance de consórcio somou 63,79% de excedente em óleo à União, versus porcentual mínimo de 24,82%. A BP Energy é a operadora do consórcio vencedor, com 50% de participação – Ecopetrol tem 20% e CNOOC, 30%.

O consórcio formado por Exxon Mobil e QPI arrematou o bloco de Titã no pré-sal da Bacia de Santos. O lance de consórcio somou 23,49% de excedente em óleo à União, versus porcentual mínimo de 9,53%. A Exxon é a operadora do consórcio, com 64% de participação, ao passo que a QPI responde pelos outros 36%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.