Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo arrecada R$ 3,7 bi com leilão de quatro aeroportos

Na primeira privatização do governo Michel Temer, terminais de Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis foram arrematados por operadores europeus

Operadores europeus arremataram a concessão dos aeroportos de Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis, no primeiro leilão da área de transportes do governo Michel Temer.  O valor da outorga que os futuros concessionários deverão pagar ao longo dos até trinta anos de contrato é de 3,7 bilhões de reais, o que representa um ágio de 23% sobre o montante que o governo esperava (3,014 bilhões de reais).

O valor a ser pago de imediato, na assinatura dos contratos, é de 1,459 bilhão de reais. Nessa conta, o ágio é de 93,7% em relação ao montante mínimo inicial , de 753,5 milhões de reais. Além da outorga por trinta anos e dos desembolsos na assinatura do contrato, os operadores  arcarão no futuro com repasses em razão da receita gerada. O leilão ocorreu na BMF&Bovespa e teve participação do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, que está à frente do plano de privatizações do governo.

 

O presidente Michel Temer comemorou o resultado do leilão em sua conta no Twitter.

A alemã Fraport conquistou dois terminais, Fortaleza e Porto Alegre. Pelo primeiro, ofereceu 425 milhões de reais como valor de outorga (a ser pago na assinatura do contrato), o que corresponde a um ágio de 18% em relação ao montante mínimo previsto, de cerca de 360 milhões de reais. Para Porto Alegre, ofereceu 290,512 milhões de reais, montante 852% maior que os cerca de 31 milhões de reais iniciais.

A Zurich ficou com o terminal de Florianópolis, com um lance de 83,333 milhões de reais, o que corresponde a um ágio de 58% ante um valor mínimo de 52,75 milhões de reais.

Já a francesa Vinci Airports ficou com Salvador, ao oferecer 660,943 milhões de reais pelo terminal, o que corresponde a um ágio de 113% ante o valor mínimo de 310 milhões de reais. A operadora foi a única a apresentar proposta pelo aeroporto, embota tenha tentado desistir para brigar por outros terminais.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os quatro aeroportos operam atualmente 11,6% dos passageiros, 12,6% das cargas e 8,6% das aeronaves do tráfego aéreo brasileiro.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. YOUSSEF NASER ISSA

    Isso mesmo precisa privatizar até o ar para que o país funciona.

    Curtir

  2. Os aeroportos e outras estatais antes eram comprados pelas empreiteiras com dinheiro roubado de nós mesmos. Assim tb é com as concessões das rodovias com seus pedágios escorchantes. Ou não havia notado que tudo de bom no Brasil as empreiteiras eram donas? Pra se manter no poder os politicos venderam o Brasil e como o judiciário finge que julga…

    Curtir

  3. Privatizem a Petrobrás e verão que o preço da gasolina não subirá mais

    Curtir

  4. Jose Eugenio Bevilaqua

    E o que isso acrescenta na conta corrente de nos outros trouxas brasileiros? rsrsrsrs…

    Curtir

  5. Miguel Dias Gonçalves

    Não normal entregar tudo aos alienígenas, em pouco tempo o Brasil não pertencerá aos brasileiros, ainda fale em ágio, qdo terminar de pagar a inflação já comeu tudo. Esses governantes não ama sua Pátria.

    Curtir

  6. Hattori Hanzo

    ….se desse de mão beijada era mais barato.

    Curtir

  7. Definitivamente Louco

    Mais dinheiro para ser roubado pelos políticos, esse valor não da nem um mês de propina. Reforma política já, mas não a que os políticos querem fazer para driblar os eleitores com a tal de lista que para 2018 só teria cara indiciado na lava jato. Eles estão com medo de não se reeleger, eu já decidi, não votarei em nenhum deles que esteja lá ou esteve, se eu errar pelo menos vai ser tentando acertar, eleger esses canalhas é continuar sendo roubado. Pelo fim do foro privilegiado.

    Curtir

  8. Gilvane Da Costa Galvão

    A alegria no rosto do ministro não engana , levou alguma na jogada

    Curtir

  9. Gilberto Goncalves

    O que adianta arrecadar 3,7 Bi e roubar 1,2 Trilhao??? LADROES!

    Curtir

  10. Vejam como sorriem os canalhas sabendo que irão embolar uma grande proprina.

    Curtir