Clique e assine com até 92% de desconto

GM deve protocolar prospecto de IPO nesta terça, diz Reuters

Companhia deve captar cerca de 3 bilhões de dólares com operação

Por Da Redação 1 nov 2010, 18h14

Fundos soberanos deverão ficar com a maior parte das ações ofertadas

Segundo apurou a agência Reuters, a General Motors deve protocolar o prospecto de sua Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) na terça-feira, na Security Exchange Comission (SEC). A operação consiste na emissão de 365 milhões de ações ordinárias a um preço de entre 26 e 29 dólares cada. A captação deve gerar para a companhia cerca de 3 bilhões de dólares.

A oferta está sendo articulada não só para capitalizar a companhia, mas também para aliviar o poder estatal sobre suas ações. Com o IPO, o controle acionário do Tesouro americano cairá de 60,8% para 43,3%. Os governos do Canadá e do território de Ontario também deverão diminuir de 11,7% para 9,6% seu bloco de ações.

Ainda de acordo com a Reuters, o roadshow para captar investidores começará na quarta-feira, logo após o anúncio de emissão – e mais da metada das ações serão destinadas a fundos soberanos. A expectativa é de que a precificação da oferta ocorra em 17 de novembro, com estreia nas bolsas de Nova York e de Toronto em 18 de novembro, segundo as fontes.

Continua após a publicidade
Publicidade