Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

GM anuncia lucro de 2 bilhões de dólares no 3º trimestre

Empresa lucra pela terceira vez consecutiva em 2010 e evidencia o aumento de força do mercado interno americano

A montadora americana General Motors anunciou nesta quarta-feira um lucro de 2,16 bilhões de dólares neste terceiro trimestre de 2010. O sólido crescimento corresponde a lucros de 1,20 dólar por ação e eleva os ganhos da GM a 4,8 bilhões de para os primeiros nove meses do ano depois de três trimestres consecutivos no vermelho. O faturamento da companhia no período contabilizou 34 bilhões de dólares.

Em fase pós-concordata, a GM – que inclui as marcas Chevrolet, Buick, GMC e Cadilac – poderá registrar, pela primeira vez em seis anos, lucros em todos os trimestres do ano. Apesar de ainda ter 61% das suas ações ordinárias concentradas nas mãos do Tesouro Americano, seguiu a tendência otimista do setor automotivo. A fabricante anunciou neste mês elevação de 13% no total de suas vendas em solo americano na comparação de outubro deste ano com o mesmo período de 2009. Em comunicado, o vice-presidente da companhia, Don Johnson, destacou que as vendas registraram o dobro do crescimento que a indústria contabilizou em outubro, puxadas pela forte demanda por modelos crossover e caminhonetes.

Na América do Norte, onde a empresa havia registrado resultados nada animadores em 2009, o crescimento foi expressivo; em contrapartida, a companhia perdeu 559 milhões de dólares no continente europeu. A fim de que bons números sejam conquistados no longo prazo, a GM se empenha em reduzir gastos e retrabalhar a marca frente aos consumidores.

(com AFP)