Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gerdau procura potenciais parceiros para mineração

Por Beth Moreira e Fernanda Guimarães

São Paulo (AE) – O presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, disse nesta quinta-feira, 16, em teleconferência com a imprensa, que a companhia está em processo de prospecção de parceiros para a monetização de seus ativos de mineração desde janeiro. A empresa contratou como advisor nesse processo o banco Goldman Sachs. “Terminamos os estudos para o modelo de negócios e os de logística”, disse o executivo.

Segundo Johannpeter, nesse momento é difícil estabelecer uma data para que o processo seja concluído. “Nós temos as nossas metas internas”, afirmou. O presidente da companhia destacou que a situação da economia mundial também influencia todo o processo.

Em novembro do ano passado, Johannpeter disse que, depois que a Gerdau tornou pública a sua intenção de monetizar os ativos de minério de ferro, muitas empresas procuraram a companhia interessadas nesses ativos. O executivo afirmou, na ocasião, que esse parceiro poderia ser do setor do aço, um trader, uma empresa do setor de mineração ou até mesmo um investidor financeiro.

Em agosto do ano passado, a empresa informou que havia contratado uma empresa para “aprofundar os estudos sobre as alternativas para a comercialização dos ativos minerais”, com o intuito de dar prosseguimento aos planos de monetização. Antes disso, em março, a Gerdau comunicou ao mercado que seus recursos minerais medidos, indicados e inferidos somavam 2,9 bilhões de toneladas. O teor médio do minério de ferro dessas reservas é de cerca de 41%.

Há pouco, o vice-presidente executivo de finanças, controladoria e RI da Gerdau, Osvaldo Schirmer, confirmou que o dado sobre os recursos minerários da empresa e adiantou que a empresa ainda não definiu a parcela que será vendida. “Não temos ainda negociação, estamos prospectando parceiros comerciais e por isso ainda não definimos quanto vender. Vai depender da negociação e do encontro do parceiro certo”, disse, na teleconferência.

A Gerdau produz minério de ferro nas minas de Miguel Burnier, Várzea do Lopes, Gongo Soco e Dom Bosco, todas em Minas Gerais.