Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

‘FT’ diz que baixo crescimento prejudica Dilma em 2014

Devido à retração de 0,5% do PIB do terceiro trimestre, jornal destaca comportamento volátil da economia brasileira

Por Da Redação 4 dez 2013, 12h50

O jornal britânico Financial Times publica na edição desta quarta-feira texto sobre o fraco desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre. Com o título “Queda do investimento atinge economia brasileira”, a reportagem destaca a volatilidade do ritmo da economia nacional e comenta que a atividade ainda pode prejudicar a popularidade do governo Dilma Rousseff.

“A economia do Brasil sofreu a maior queda trimestral em quase cinco anos como resultado da queda do investimento e da fraqueza do setor agrícola”, diz o texto, que destaca a volatilidade recente da atividade no país. “O Produto Interno Bruto teve contração de 0,5% em três meses até setembro na comparação com o segundo trimestre, continuando uma trajetória volátil em que o crescimento acelerou e desacelerou de trimestre para trimestre.”

Leia também:

PIB do 3º tri distancia ainda mais o Brasil das seis maiores economias

IBGE nega que resultado do PIB tenha saído antes para Dilma

Economia brasileira recua 0,5% no terceiro trimestre

A reportagem lembra que o governo Dilma Rousseff “tem lutado para gerar aumento consistente dos investimentos enquanto tenta reequilibrar a economia, vista como muito dependente dos gastos públicos e do crédito”.

O jornal nota ainda que o fraco crescimento ainda pode afetar a popularidade da presidente, “que está se recuperando desde os protestos populares de junho”. “Economistas preveem que Dilma Rousseff pode enfrentar desafios se o desemprego aumentar antes das eleições do próximo ano”, segundo o jornal.

(com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade