Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Francesa Lactalis anuncia oferta bilionária pela Parmalat

A operação, se for concluída, criará a maior empresa do mundo no ramo de laticínios; banqueiros e o governo italiano querem impedir o negócio

Por Da Redação 26 abr 2011, 10h12

O grupo francês Lactalis, que já possui cerca de 29% das ações da italiana Parmalat, anunciou nesta terça-feira o lançamento de uma oferta pública para compra da totalidade do capital do grupo alimentício (71% das ações). Se for concluída, a operação criará o número um do setor no mundo, com um volume de negócios anual de aproximadamente 14 bilhões de euros.

A oferta é de 2,60 euros (3,7 dólares) por ação, em um montante total de 3,37 bilhões de euros (4,91 bilhões de dólares). No entanto, banqueiros italianos e o próprio governo do país estudam uma maneira de bloquear a aquisição da Parmalat por uma companhia francesa.

A direção da Lactalis disse que manteria a sede da empresa na Itália e que consideraria transferir alguns de seus negócios ligados ao processamento de leite na França e na Espanha para a companhia italiana.

A direção da companhia francesa relatou também que o preço de sua oferta representa um prêmio de 21% sobre o valor médio das ações da Parmalat nos últimos doze meses.

(com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade